Praça São Francisco

A Praça São Francisco é um Patrimônio Mundial, título consagrado pela Unesco, e é a representação de um período histórico da história do povo da cidade de São Cristóvão, local no qual está localizada. 

                       Foto: Praça São Francisco, São Cristóvão - SE.  
A praça carrega uma bagagem histórico-cultural forte, pois nela é um conjunto monumental que atravessa épocas e mantém ainda o testemunho único da junção das coroas espanhola e portuguesa (1580 - 1640), visto que abrange edifícios públicos e privados ao redor da sua extensão.  
A arquitetura da praça está vigorosamente agregada à religiosidade, tanto que o Circuito Franciscano é composto por Igreja e Convento de São Francisco, Igreja Nossa Senhora das Vitórias e o atual Museu Palácio do Governo (antigo local frequentado por religiosos que buscavam clarezas mental e física). 
Esta praça conta ainda com a presença do monumento Cruzeiro do Sul, que é a representação da constelação Cruzeiro do Sul que muito contribuiu para a orientação dos navegantes que se aventuravam para comercializar e explorar no interior do estado Sergipe Del Rey (visto que São Cristóvão foi fundada por Cristóvão de Barros e possuía posição estratégica para navegar até polos comerciais como Olinda e Salvador), sempre sinalizando para onde deveriam voltar.  
                    Foto: Praça São Francisco, São Cristóvão - SE.  
Esta atração turística é o destino para aqueles que desejam conhecer uma belíssima arquitetura e que querem conhecer o lado histórico-cultural da quarta cidade mais antiga do Brasil. 

Por Marina Gersina.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
IPHAN. "Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)". Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/43>. Acesso em 27 de Fevereiro de 2018. 

OLIVEIRA, SIlvio. "Praça São Francisco (SE) - Patrimônio da Humanidade". Disponível em <http://www.infonet.com.br/blogs/silviooliveira/ler.asp?id=99730>. Acesso em 27 de Fevereiro de 2018. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autores Sergipanos - Tintiliano

Dança - História/Conceitos/Representações

Autores Sergipanos - Joel Dantas