Autores sergipanos - Horácio Hora

Imagem relacionada

Horácio pertencia a famílias tradicionais da província de Sergipe, nasceu em 1º de outubro de 1853, passando a infância e a adolescência em Laranjeiras a então cidade mais próspera da província. Tendo iniciado ainda na infância seus trabalhos artísticos, viajou para a Europa após ganhar, em 1875 uma bolsa de estudo na Escola de Belas Artes de Paris e na Escola Municipal de Desenho de Paris, França, na qual permaneceu 6 anos, onde foi aluno do conceituado escultor Justin-Marie Lequien.

Obtém após ter ingressado na vocação artística, o 1º prêmio no concurso geral de todas as escolas de Paris e o título de aluno modelo, além ter mantido contato com o também pintor Alexandre Cabanel e o escultor François Michaud.


Imagem relacionada
Outono, óleo sobre tela
Em 1881, retornou ao Brasil. Tentou viver em Aracaju (onde chegou a fazer uma exposição individual) mas as condições do meio não permitiram. Mudou-se para Salvador, onde foi bem acolhido. Na Bahia fez uma exposição de seus quadros, obtendo sucesso.

Horácio Hora deixou mais de 300 obras, dentre as quais destacamos “Peri e Ceci”, “Miséria e Caridade”, “Auto-Retrato”, “Marquesa de Catumbi”, “Interior de Um Quarto em Paris”, “Rua Laffayette”, “Outono”, “Quitanda  em Paris”, “Cabeça de Homem”, “Retrato de Iaiá Freire” e “Capitão Hora” (em homenagem ao seu pai, que era capitão da Guarda Nacional).

Por Marcel Farias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autores Sergipanos - Tintiliano

Dança - História/Conceitos/Representações

Autores Sergipanos - Joel Dantas