Monumento às Margaridas e aos Garis
O Monumento às Margaridas e aos Garis é uma obra de arte de importante valor histórico e cultural, visando o enaltecimento de uma profissão necessária, mas marginalizada pela alta classe da sociedade capitalista. Quando se dá espaço para a valorização de uma classe menos respeitada em um mundo dominado pelos ricos, se dá também visibilidade e importância para os apagados, dá destaque e literalmente os põem no pedestal que merecem.
A demonstração de respeito foi inaugurada no dia 20 de setembro de 2012, na avenida do Gari, localizada no DIA, em Aracaju. Carregada com um forte sentimento de luta e apreciação, a execução do projeto foi desenvolvida pela Torre Empreendimentos, com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). A solenidade, assistida por centenas de profissionais da área de limpeza urbana, contou ainda com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira - este o qual destacou a importância dos serviços de limpeza para a cidade, dizendo: "O trabalho enobrece e, por isso, nenhum trabalho é melhor que o outro. Dedico a minha gratidão ao empenho e ao suor dos inúmeros garis e margaridas que fazem com que Aracaju se consolide como uma das melhores capitais brasileiras no quesito de limpeza urbana, e isto devemos ao esforço diário destas pessoas. A partir desta data, quem passar por este local e olhar o monumento irá perceber que os trabalhadores de limpeza desta cidade são reconhecidos".
O próprio artista, Antônio da Cruz, compareceu à inauguração, vestido de gari como uma complementação da obra, uma homenagem completa. Ele também declara: "Esta obra foi elaborada em tempo recorde de três meses com o apoio de outros profissionais e o material escolhido foi o aço inoxidável por ter um nível de oxidação muito baixo. O nosso desafio era de transformar chapas de aço em um modelo tridimensional e tivemos êxito. O esforço foi grande, porém satisfatório, já que escolhemos um metal nobre para representar o grandioso trabalho destes profissionais que muitas vezes são tidos como invisíveis".
A margarida que serviu de modelo para a obra, Adeilde Barros Meira, também compareceu, e emocionada compartilhou com o público: "Estou orgulhosa em representar os meus colegas neste dia tão importante que ficará para sempre em nossa lembrança. A grandiosidade da obra mostra o nosso serviço diário para toda a sociedade".
O gerente da empresa responsável pelo desenvolvimento da obra e sua inauguração também destacou: "Fizemos uma pesquisa e constatamos que o monumento voltado aos profissionais de limpeza inaugurado nesta data é o único no país. Nesta ocasião, entregamos não só o ilustre monumento em homenagem aos trabalhadores de limpeza, como também inauguramos oficialmente a rua que pavimentamos, e onde a Torre é sediada, batizada de avenida do Gari. É uma dupla homenagem em que os personagens principais são nossos Garis e as Margaridas". Isso demonstra um marco, uma inovação no que se é considerado homenagem em um país tão elitista quanto o nosso Brasil, que infelizmente pouco possuí quando o assunto é agraciar as profissões mais básicas.
Com certeza é uma obra que marcará para sempre a cidade de Aracaju, o estado de Sergipe e, mesmo que discretamente, o nosso país.
Por Sophia Urban Rodrigues de Almeida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Reconhecimento na inauguração do Monumento ao Gari - Infonet Notícias de Sergipe - Cidade <http://www.infonet.com.br/noticias/cidade//ler.asp?id=134076>. Acesso em 13 de março de 2018.
Comentários
Postar um comentário