Praça Fausto Cardoso

Resultado de imagem para praça fausto cardoso
Centro Histórico de Aracaju: Praça Fausto Cardoso 
Disponível em: <https://www.ferias.tur.br/fotogr/129941/coretonapracafaustocardosoemaracaju-se-fotoadsonlinsintercess/aracaju/>.


A Praça

A atual Praça Fausto Cardoso, localizada na Avenida Ivo do Prado, antiga Rua da Aurora, foi construída em 1857, dois anos depois de Aracaju ter sido transformada em capital da antiga Província de Sergipe. A Praça foi o local onde foram colocados os primeiros pinos de demarcação da área em que foi construído o centro urbano de Aracaju, pelo engenheiro Pirro. Na época de sua construção, o Espaço Público reunia praticamente todos os serviços públicos da Província. Até 1984, a Praça abrigou o Ministério Público Estadual, e atualmente ainda abriga o Tribunal de Justiça de Sergipe e a Assembléia Legislativa.

Antigos nomes:

  • Praça dos Três Poderes;
  • Praça do Imperador; 
  • Praça do Palácio; 
  • Praça da República; 
  • Praça Tiradentes.

Resultado de imagem para praça fausto cardoso antigamrente
Praça Fausto Cardoso Antigamente
Disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgp6v9Llo_72W1HyLMaig1B6-vaJln2NXwV8yVXUGPvb9bMnwuhjeHdYBVsLkOQ0NOTbX2YsXtAYI4lzPb9v-e0AcM7GRW78Qk3iRaIyga3kV2YikrlK6GFADEx24QbnV9ANeViaJFuq0M/s1600/imagem24.JPG>.

História

Foi nomeada como Praça Fausto Cardoso em uma homenagem ao deputado estadual que foi um dos mais influentes políticos da história sergipana, e que foi morto em agosto de 1906, durante o episódio conhecido como A Tragédia de Sergipe. O crime foi motivado por um confronto político e ideológico envolvendo Fausto Cardoso e o ex-presidente de Sergipe, o padre Olímpio Campos. 

Fausto não aceitava a adesão do governante à República e fazia discursos contra o posicionamento dele. O deputado acusava Olímpio Campos de diversos crimes de corrupção, principalmente no que consistia o favorecimento de amigos e parentes. Fausto Cardoso passou a desenvolver uma ideia de revolução e no dia 28 de agosto, um confronto generalizado entre os revolucionários e as forças militares acabou em tragédia. Um tiro de fuzil atingiu Fausto Cardoso no ventre. 

No dia 8 de setembro de 1912, além do nome, a praça da República recebeu a estátua de Fausto Cardoso e coretos em estilo art-noveau, inaugurados pelo presidente José de Siqueira Menezes. Em 1916, o presidente Oliveira Valadão presta homenagem a Olímpio Campos, com praça e monumento. Os dois nomes seriam tomados como patronos de dois poderes: Fausto Cardoso da Assembléia Legislativa e Olímpio Campos do Palácio do Governo.

Solenidades 

A Praça foi palco dos grandes comícios políticos, como o de Jorge Amado, Plínio Salgado, Seixas Dória, Leandro Maciel, Maynard Gomes, Getúlio Vargas, Augusto Maynard, Eduardo Gomes e o de Carlos Prestes, que foi anunciado pelos jornais da época como a maior concentração política na História de Sergipe A Praça Fausto Cardoso também foi palco do movimento pelas Diretas Já e da luta contra a ditadura no Brasil. Além destes, a Praça foi cenário de carnavais, desfiles cívicos, e do lançamento do Forró Caju. 

Por Erivelton Santos e Mayara Barbosa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Conheça a história da Praça Fausto Cardoso. Prefeitura de Aracaju. Disponível em: <http://www.aracaju.se.gov.br/servicos_urbanos/index.php?act=leitura&codigo=37393>. Acesso em 05 de Março de 2018;

Biblioteca IBGE. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/pt/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=441292>. Acesso em 05 de Março de 2018;

ANDRADE, Adailton. Praça Fausto Cardoso e suas histórias. Disponível em: <https://fontesdahistoriadesergipe.blogspot.com.br/2010/02/praca-fausto-cardoso-e-suas-historias.html>. Acesso em 05 de Março de 2018;

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Autores Sergipanos - Tintiliano

Praça São Francisco

Autores Sergipanos - Tobias Barreto