Autores Sergipanos - Ismael Pereira
Ismael Pereira Azevedo, artista plástico, empresário e ex-deputado,
nasceu em Capela-SE no dia 1 de outubro de 1940. Aos 5 anos de idade, mudou-se
com sua família para Aracaju, ainda em Sergipe, onde prosseguiu seus estudos.
Foi casado duas vezes e teve 5 filhos ao total.
![]() |
Ismael Pereira, reprodução fotográfica: Prefeitura de Aracaju |
Os primeiros trabalhos de Ismael
Pereira eram figurativos, pautados especialmente na cultura do interior de
Alagoas. Realizou sua primeira exposição individual em Aracaju, na Galeria de Artes Álvaro Santos, em 1965. Ainda no mesmo ano, radicou-se em Arapiraca, Alagoas, onde foi fundador da Câmara Júnior de Arapiraca e de uma emissora de rádio, além disso, foi integrante da Maçonaria e participante de diversas entidades no campo artístico e cultural da cidade.
Com o passar do tempo, o artista inovou ao lançar a série “Guerreiro das Alagoas”. Nesta série, os chapéus de seus integrantes eram notáveis e lhe inspiraram composições geométricas, cujas linhas retas eram quebradas por estratégicas colagens de chita. Depois ele criou a série “Jangadas das Alagoas”, mostrando velas reduzidas a simples triângulos, agrupadas em sobreposições ou servindo de suportes a elementos decorativos. Mas, mais inovadora ainda, foi a série dos “Cajus”, na qual desconstruiu a fruta símbolo de sua terra, a ponto de transformá-la, num violão muito bem ornamentado.
![]() |
Ismael Pereira e seus guerreiros, reprodução fotográfica: O Jornal - Alagoas |
Outro trabalho importante do artista foram as mandalas, uma espécie de yantra (instrumento, meio, emblema) que geralmente são encontradas em forma de diagramas geométricos. Ao longo de sua carreira artística expôs em Salvador, Maceió, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Expôs também na Cidade do México, onde realizou sua primeira mostra individual internacional. Participou ainda de exposições coletivas internacionais como a promovida pela Embaixada da Espanha, em Brasília, 2005, e a Feira Internacional de Arte de Lisboa em 2007. Em 2005 foi condecorado com a humilde Medalha Inácio Barbosa pelo Governo Municipal de Aracaju.



Ismael Pereira, mandalas, acrílica sobre cerâmica. Reprodução fotográfica: Jornal da Cidade - Sergipe
Ismael ingressou na vida política em 1973, sendo eleito vereador por Arapiraca. Ele também foi Deputado Estadual de Alagoas, atuando em 3 legislaturas, então considerado um dos mais atuantes da Assembleia Legislativa de Alagoas.
Jorge, Pedro. Ismael Pereira. Disponível em: <https://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/ismael-pereira/>. Acesso em 27 de fereiro de 2018;
Nên, Claudia. Ismael Pereira, artista autodidata do neoregionalismo. Disponível em: <http://www.infonet.com.br/aracaju/2013/mat-ismael-pereira.asp>. Acesso em 27 de fevereiro de 2018;
Loureiro, Romeu de Mello. Ismael lembra Ismael. Disponível em: <http://www.sociedadesemear.org.br/?pg=artigos_leitura&setor=&cd_Artigo=187>. Acesso em 27 de fevereiro de 2018.
![]() |
Ismael Pereira discursando no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas |
Atualmente, Ismael Pereira dedica-se às atividades nas áreas de publicidade e da cultura, sendo considerado um intelectual alagoano, principalmente pelo vasto conhecimento expressado em diversas áreas sociais. Ele é membro da Associação Internacional de Artes Plásticas (sede em Paris), da Academia Alagoana de Cultura, da Associação Alagoana de Imprensa e da Casa do Poeta de Sergipe, além de continuar inserido no contexto político e administrativo do Estado, pela experiência experiência acumulada ao longo do tempo, que serve de guia aos políticos sucessores.
Outras Obras
Por Vinícius Thadeu.
Referências
Arte Popular do Brasil. Ismael Pereira. Disponível em: <http://artepopularbrasil.blogspot.com.br/2010/11/ismael-pereira.html>. Acesso em 27 de fevereiro de 2018;Jorge, Pedro. Ismael Pereira. Disponível em: <https://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/ismael-pereira/>. Acesso em 27 de fereiro de 2018;
Nên, Claudia. Ismael Pereira, artista autodidata do neoregionalismo. Disponível em: <http://www.infonet.com.br/aracaju/2013/mat-ismael-pereira.asp>. Acesso em 27 de fevereiro de 2018;
Loureiro, Romeu de Mello. Ismael lembra Ismael. Disponível em: <http://www.sociedadesemear.org.br/?pg=artigos_leitura&setor=&cd_Artigo=187>. Acesso em 27 de fevereiro de 2018.
Comentários
Postar um comentário